Bactérias: o que são e qual a importância de se proteger?

Vivemos cercados de bactérias, e todo o cuidado com elas é pouco. Presentes em nosso dia a dia, as bactérias são microrganismos vivos unicelulares. Esses seres estão entre as primeiras formas de vida a surgir na Terra e sobrevivem em diversas condições climáticas e ambientais. E aí é onde está o perigo. Entenda por que a higiene é importante no combate às condições provocadas por bactérias. Esse é o tema do Informativo do Laboratório Maurílio de Almeida desta semana. A pesquisa foi feita no site “Minha Vida”.

bactérias

Muitos tipos de bactéria são importantes para o equilíbrio da ordem natural do planeta, participando de processos essenciais, como decomposição e até geração de energia. Algumas, inclusive, vivem no organismo de outros seres vivos sem causar danos ou problemas, como é o caso dos lactobacilos – que integram a flora intestinal humana e são fundamentais para nossa saúde. Por outro lado, existem diversas bactérias que são responsáveis por uma série de doenças e podem provocar sérias consequências em um sistema imunológico comprometido.

Tipos de bactérias

As bactérias podem se encontrar em praticamente qualquer lugar. Parte delas vive na água, outras no solo e há também uma série de espécies que habitam o nosso corpo. Por isso, uma maneira de classificação desses seres vivos se dá por meio de suas formas. Assim, existem 3 tipos principais:

  • Espiraladas: organismos em formato de espiral, sendo a causadora da sífilis (Treponema pallidum) uma das mais comuns;
  • Bacilos: estas são as que têm formato de bastão. Algumas espécies deste tipo podem causar antraz (Bacillus anthracis), difteria (Corynebacterium diphtheriae) e febre tifóide (Salmonella typhi);
  • Cocos: bactérias com formato esférico que tendem a se agrupar, criando variações. Podem causar uma ampla gama de doenças, entre elas a gonorreia (Neisseria gonorrhoeae).

Além desta divisão, existem também outras formas de classificar as bactérias. Uma delas é pelo Método de Gram. Bactérias Gram-positivas têm uma única membrana interna e são minoria. Já as bactérias Gram-negativas têm membrana dupla e tendem a ser mais resistentes a antibióticos.

Por que se proteger de certas bactérias?

Em geral, as bactérias maléficas para o ser humano entram no corpo através de ações vitais (como a respiração), pelo contato com uma pessoa infectada ou pela exposição a um objeto ou superfície contaminados. Dentre todas as possibilidades de transmissão, uma das mais frequentes e comuns ocorre pelo contato da mão suja com o rosto (boca, nariz, olhos e ouvido).

De acordo com o Ministério da Saúde, as bactérias patogênicas podem causar uma série de condições graves, como pneumonia, tuberculose, leptospirose, meningite meningocócica e tétano. Outros problemas que também podem surgir são as infecções em determinadas partes do corpo, como a conjuntivite, que é de fácil tratamento, mas altamente contagiosa.

Dependendo da doença causada, os antibióticos são os medicamentos utilizados no combate à ação bacteriana no organismo. Porém, seu uso indiscriminado pode acabar favorecendo a formação de bactérias resistentes, o que dificulta o tratamento.

Medidas de higiene são fundamentais

As medidas mais eficazes de controle desses microrganismos são os hábitos de higiene adequados. Além de proteger a própria saúde, esses cuidados de limpeza e desinfecção também ajudam a manter a saúde de toda uma população. Por isso, a importância da higiene pessoal vem sendo reforçada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como ação primordial para a prevenção e o controle das infecções e da resistência que os micróbios podem adquirir.

Uma aliada na proteção antibacteriana contra esses microrganismos são os sabonetes, que limpam e reforçam as defesas da pele, eliminando naturalmente até 99,9% das bactérias. Além de oferecer proteção antibacteriana por até 12h. E o melhor: sem ressecar a pele, já que são enriquecidos com óleo de linhaça.

A nova fórmula com óleo de linhaça promove o fortalecimento das defesas da pele com a proteção natural deste ingrediente, cuidando de toda a família e de todo o corpo em qualquer momento do dia. Outras medidas de higiene para colocar na rotina incluem: cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, desinfetar objetos e manter a carteira de vacinação atualizada.

Por fim, acesse nosso último Informativo, o tema foi Quando devo sair de casa após a infecção da Covid-19. Acesse nossas redes sociais e outros informativos para saber mais.

Facebook Laboratório Maurílio de Almeida

Instagram @labmauriliodealmeida