Nesse período de mudanças de temperatura, as viroses ocorrem com facilidade. Certamente, você conhece alguém que já teve quadros de viroses ou já ouviu aquele comentário de que “qualquer doença é virose”. Muitas pessoas ficam decepcionadas ao receber esse diagnóstico e não entendem exatamente do que se trata a doença. Nosso informativo vai explicar como ocorre e qual o tratamento. A pesquisa foi realizada no site MinhaVida.
O que são as viroses?
Viroses são todas as doenças causadas por vírus. São as doenças mais comuns no mundo e levam a maioria das pessoas aos serviços de pronto atendimento.
Tipos de viroses
Embora seja um termo genérico para se referir a todas as doenças causadas por algum tipo de vírus, nem todas as viroses são iguais, pois existem mais de três mil variantes de vírus, e todos eles podem sofrer mutações, o que resulta em efeitos diferentes. Os tipos mais comuns são as respiratórias e as gastrointestinais, mas também existem outras como a febre amarela, a dengue e a AIDS, que também são viroses, mas recebem essas denominações devido à sua especificidade.
Viroses mais frequentes
As doenças virais mais comuns são as respiratórias, como o resfriado e a gripe, e as doenças gastrointestinais que afetam o estômago e o intestino. Os vírus mais comuns que causam as viroses respiratórias são o rinovírus, o adenovírus, a influenza e o vírus sincicial respiratório. As pessoas contaminadas com um desses vírus costumam apresentar os seguintes sintomas:
– Dor de garganta;
– Nariz entupido;
– Coriza;
– Tosse;
– Febre;
– Mal-estar.
Já os sintomas das viroses gastrointestinais, geralmente causadas pelos enterovírus, rotavírus, adenovírus entérico, entre outros, são:
– Náusea;
– Vômito;
– Cólicas;
– Diarreia;
– Mal-estar.
Como é feito o tratamento?
Os pacientes que estão sofrendo com viroses devem receber medicamentos para que o vírus seja eliminado rapidamente. Afinal, são doenças que causam desconforto e mal-estar generalizado.
No entanto, geralmente não há um medicamento ou tratamento específico para combater o vírus. Os médicos costumam prescrever remédios que combatam e aliviem os sintomas. Outras medidas importantes para auxiliar na recuperação do paciente incluem a hidratação constante e o repouso.
O mais comum é que os sintomas desapareçam em até cinco dias e que, a cada dia, o paciente apresente melhoras. Em resumo, é necessário permitir que o ciclo do vírus se cumpra para se livrar dele.