Setembro Amarelo: a saúde mental nos novos e velhos tempos

A saúde mental é tudo. É a partir dela que a máquina humana segue suas atividades – a motora, principalmente. Mas, com a pandemia, não é só a COVID-19 que tem tirado muita gente de cena. Outras doenças também aceleraram o metabolismo. Ansiedade, síndrome do pânico e depressão são alguns exemplos psicológicos.

Nesses casos, é preciso procurar um profissional da área com máxima urgência, para que a saúde mental não seja afetada por completo.

Setembro Amarelo - saúde mental

Qual o impacto do COVID-19 na saúde mental?

A crise gerada pela COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus, tem realmente um forte impacto na vida de jovens com problemas de saúde mental preexistentes. A perda da rotina, o fechamento das escolas e o cancelamento das provas são alguns dos fatores envolvidos. Isso com os jovens. Mas com adultos e pessoas da terceira idade também.

Do mesmo medo para os adolescentes, perder a liberdade é algo muito difícil. Para alguém que estava sempre fora de casa, encontrando amigos e trabalhando, passou a ser um desafio ficar preso em um apartamento ou em casa.

É preciso encontrar estratégias para melhorar a saúde mental. Primeiramente, é recomendável arrumar sempre a cama de manhã, marcando o começo de um novo ciclo. Segundo, é importante tentar regular a respiração e ouvir músicas relaxantes. E, por fim, praticar atividades físicas que ajudam, e muito, para que a saúde se mantenha equilibrada.

De repente, as pessoas tiveram de romper com suas rotinas, se afastar de amigos, familiares, deixar de sair de casa. O coronavírus obrigou o mundo todo a mudar de hábitos. Nada daquele aperto de mão de confiança, do abraço aconchegante, do carinho ou do simples encontro.

Nesta pandemia, três fatores deixam tudo um pouco mais complicado para o nosso emocional: a guerra contra um inimigo invisível, não ter data certa para voltar à normalidade e viver em um regime imposto, pela doença, de enclausuramento. No final, o importante é manter o equilíbrio, a mente sã e seguir ultrapassando os obstáculos, um a um.

Por fim, ficamos por aqui, mas acesse nosso último Informativo, o tema foi Crianças e Coronavírus. Acesse nossas redes sociais e outros informativos para saber mais, estamos falando frequentemente sobre a pandemia do Coronavírus.

Facebook Laboratório Maurílio de Almeida

Instagram @labmauriliodealmeida