[COVID-19] Mitos e Verdades sobre o Coronavírus

mitos e verdade sobre o coronavírus

O Ministério da Saúde no Brasil, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e jornais internacionais estão com campanhas globais para desmistificar algumas das notícias falsas que andam circulando acerca do novo coronavírus.

Dando sequência as informações sobre o coronavírus, vamos falar sobre alguns mitos e verdades. A  doença tem gerado muitas dúvidas entre a população e, assim como já aconteceu em outras epidemias, vários mitos foram espalhados na web.

Sendo assim, algumas informações compartilhadas por internautas são mais alarmistas, outras indicam como verdadeiros fatos que não foram oficialmente comprovados. Diante da preocupação global, os órgãos de saúde estão tomando medidas para informar devidamente a população.

Fake news sobre coronavírus

Assim como o Ministério de Saúde quanto a OMS reforçam que se você receber alguma notícia sobre a doença, antes de compartilhar, verifique a veracidade e informe-se apenas por meio dos órgãos oficiais ou veículos de confiança.

Confira as fake news verificadas pelos órgãos e fique bem informado sobre o assunto:

1- Sopa de morcego pode ter disseminado coronavírus na China?

De acordo com a OMS, não há comprovação científica de que a comida em questão tenha sido a responsável pela disseminação do novo coronavírus na China. Dessa forma esta informação, inclusive, foi uma das primeiras suposições que começaram a circular na web no início do surto.

2 – Chás imunológicos ajudam a prevenir o coronavírus?

Imagens e listas compartilhadas por meio de aplicativos de mensagem, como o Whatsapp, dão conta de que alguns chás naturais podem prevenir contra o novo coronavírus. Como o chá de erva docechá de abacate com hortelã e um chá imunológico (à base de gengibre, alho, capim-limão, tomilho, hortelã e casca de limão),

Entretanto, de acordo com o Ministério da Saúde, nenhum tipo de chá pode ser utilizado para substituir um tratamento adequado contra a gripe, muito menos contra o novo coronavírus. Também é falsa a afirmação de que o chá de erva-doce tem a mesma substância do medicamento Tamiflu (fosfato de oseltamivir).

3 – É possível aumentar a imunidade com vitamina C e inhame?

Então, existe um vídeo que circula na web mostrando um suposto médico chinês, que trabalha no Brasil e que teria falado com a irmã que mora na China. Nesta gravação, ele recomenda métodos para aumentar a imunidade contra o vírus, como ingerir vitamina C e D, comer inhame e própolis. O vídeo original foi apagado pelo médico devido à repercussão.

Porém, em resposta a isto, o Ministério da Saúde afirma que não há evidências científicas que mostrem que vitaminas C e D, inhame, própolis ou banhos “quente/frio” sejam precauções eficazes contra o coronavírus. A mesma recomendação vale para uma mensagem que traz supostas orientações do Diretor do Hospital das Clínicas, de São Paulo – que também seria falsa.

4 – Comer alho e beber uísque com mel pode prevenir contra o coronavírus?

Segundo o Ministério da Saúde, o alho é um alimento saudável que pode conter propriedades anti microbianas. Entretanto, não existe evidência que comer o alimento ou beber uísque com mel tem prevenido pessoas do novo coronavírus.

5 – Lavar regularmente o nariz com solução salina ajuda na prevenção?

Mais uma dúvida levantada por internautas é sobre uma possível medida de proteção contra o coronavírus. Segundo a OMS, entretanto, não existe evidência que a lavagem regular das mãos e corpo com solução salina pode proteger pessoas de uma infecção do coronavírus. A lavagem com água e sabão é a melhor opção.

No Informativo de hoje falamos sobre alguns mitos e verdades e, mais uma vez, ressalto, não compartilhem notícias sem verificar a fonte antes, você poderá causar desespero ou até algo pior em pessoas que não tem preparo emocional ou não estão bem informadas da atual situação.

Hoje, ficamos por aqui, mas logo mais traremos mais alguns mitos e verdades sobre o Coronavírus.

Acesse nossas redes sociais e outros informativos para saber mais, estamos falando frequentemente sobre a pandemia do Coronavírus.

Facebook Laboratório Maurílio de Almeida

Instagram @labmauriliodealmeida