COVID-19: estudo revela locais com maior risco de contaminação antes e agora

Uma análise feita por pesquisadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, utilizou dados de movimentação de 10 estados do país para identificar os lugares onde há maior risco de contaminação pelo novo coronavírus sem o uso de máscaras.

O primeiro modelo de estudo foi realizado nos primeiros meses da pandemia, quando aparelhos de proteção facial não eram utilizados com frequência. Nesse contexto, alguns dos locais com maior risco de contaminação foram: restaurantes, academias, cafés e bares, hotéis e motéis, centros religiosos, consultórios médicos, mercado e pet shops.

Ao analisarem a segunda onda de contaminação, os cientistas observaram que, apesar do aumento da mobilidade das pessoas, os números de infecção apresentaram queda. Com isso, a conclusão feita por eles é que o uso de máscaras ajuda a reduzir o risco de contaminação de maneira considerável.

Ainda de acordo com os dados analisados, pessoas de baixa renda possuem maior risco de contaminação pelo coronavírus por frequentarem locais menores e mais aglomerados.

Os pesquisadores aconselham que, caso haja a necessidade de visitar lugares fechados e com a presença de outras pessoas, sejam escolhidos horários fora dos períodos de pico. Assim, junto ao uso de máscaras, a probabilidade de transmissão do coronavírus pode ser reduzida.

Como se prevenir do risco de contaminação?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os cuidados mais recomendados para se proteger contra o novo coronavírus são:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou higienizá-las com álcool em gel;
  • Usar máscara de proteção facial;
  • Manter distanciamento social;
  • Não tocar nariz, boca e olhos com as mãos sujas;
  • Cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir;
  • Evitar aglomerações;
  • Manter os ambientes bem ventilados;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres e copos;
  • Ficar em casa sempre que possível.

Por fim, acesse nosso último Informativo, o tema foi Mitos e verdades sobre o uso da Vitamina C para a pele. Acesse nossas redes sociais e outros informativos para saber mais.

Facebook Laboratório Maurílio de Almeida

Instagram @labmauriliodealmeida