É isso mesmo. O que já sabíamos, saiu um estudo recente mostra que os níveis de cortisol, hormônio do estresse, diminuem cada vez mais após interação com cães treinados, os domesticados.
Em qualquer lugar do mundo, logo no amanhecer, o que vemos são idosos caminhando e levando seus cães, para passeios, sejam em João Pessoa ou em Paris.
Não de hoje que afirmam que o cão é melhor amigo do cão, digo do homem. E isso vem vem nos sertões, das matas, das regiões mais profundas, já que o mantra “O cachorro é melhor amigo do homem”
Os cachorros podem e são ser ótimos aliados para o relaxamento de Crianças. Olhem bem para alegria das crianças, quando elas estão a brincar com seus pets. Brincar e fazer carinho no cão ajuda a reduzir significativamente os níveis de cortisol, o hormônio do estresse tanto nos pequenos, quanto nos idosos, conforme indica um estudo publicado na revista PLOS ONE.
A pesquisa aconteceu com149 crianças entre oito e nove anos da Grã-Bretanha, sendo que 105 delas eram estudam em escolas regulares, e 44 frequentavam instituições para necessidades educacionais especiais. Também foram recrutados 23 cachorros de diferentes raças, cada um com seu treinador. Isso é um trabalho da maior importância que poderia ser feito também no Brasil
Vamos lá – As crianças foram divididas em três grupos. O primeiro passou cerca de 20 minutos com um cão treinado e seu treinador duas vezes por semana ao longo de um mês. Em cada sessão, as crianças que se sentissem à vontade poderiam acariciar o cão e, caso ambos estivessem dispostos, poderiam brincar juntos. Deu tudo certo.
O segundo grupo foi submetido a sessões de relaxamento, também por 20 minutos, sem a presença de cachorros. Nos primeiros cinco minutos, as crianças mexiam os dedos das mãos e dos pés. Depois, por cerca de 10 minutos, sentavam em tapetes de ioga e praticavam meditação guiada. Nos cinco minutos finais, voltaram a mexer os dedos das mãos e dos pés.
Por fim, o terceiro grupo de crianças não passou por nenhum tipo de tratamento e foi designado como grupo de controle.
Redução do nível de cortisol
Para avaliar os resultados, os níveis de cortisol das crianças foram medidos antes e após o período de intervenção do estudo, que durou quatro semanas. Para isso, os pesquisadores coletaram amostras de saliva de cada uma delas: três amostras foram coletadas três dias antes da intervenção, uma vez por dia, e outras três imediatamente após o término da intervenção.
É isso, os cães são muito ligados ao ser humano, basta ver como eles ficam alegres quando seus donos voltam de uma viagem, uma viagem que já e vida.