Exames de rotina e o autocuidado: uma prática dos novos tempos

Todo mês é necessário se refletir sobre estilo de vida saudável, para lembrar a importância de estar atento à própria saúde 24 horas por dia, sete dias por semana. O autocuidado é uma prática estimulada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que diz respeito a uma atitude ativa e responsável em relação à qualidade de vida.

Rotina e Autocuidado

Como exercer o autocuidado?

Não basta tratar as enfermidades. É preciso buscar a prevenção, adotando hábitos como boa nutrição e atividades físicas. A adoção de uma rotina saudável é importante para que se possa viver os anos das idades mais avançadas com maior autonomia e saúde. Não é possível viver sem um estilo de vida saudável e completo, já que a medicina preventiva é a mais barata e eficiente que existe. Se prevenir é uma necessidade de cada um.

Além das atividades físicas e a boa alimentação, a realização de exames periódicos também compõe a prática do autocuidado. Os exames periódicos são realizados geralmente uma vez por ano. São os exames de rotina, prescritos por médicos clínicos gerais. Esses exames têm objetivo de fazer uma avaliação de como está a saúde da pessoa, principalmente quem trabalha e leva uma vida estressante.

Exames que não devem sair da rotina

O exame de PCR pode ser chamado de “exame de proteína C-reativa”, que é a proteína produzida pelo fígado. Medi-la é indicado porque, quando há uma alta concentração dela no sangue, geralmente, é sinal de alguma inflamação ou infecção. Já o exame de TSH é feito para avaliar o funcionamento da tireoide — glândula localizada no pescoço, responsável pela regulação das funções de importantes órgãos, como coração, cérebro e rins.

Acompanhando o sistema circulatório  

A saúde do coração é avaliada com uma variedade de exames cardíacos que podem ser solicitados por um clínico geral ou cardiologista de sua confiança. Entre os principais exames de rotina para o coração, estão:

  1. Eletrocardiograma: avalia o ritmo do batimento cardíaco e identifica possíveis infartos ou arritmias;
  2. Teste ergométrico: tem o objetivo de identificar alterações na pressão arterial e também o batimento cardíaco, enquanto a pessoa faz algum esforço físico;
  3. Ecocardiograma: por ser um ultrassom do coração, as imagens captadas durante esse exame servem para avaliar o tamanho do coração, espessura das paredes e também o quanto de sangue está sendo bombeado por ele. Ele Identifica sopro ou insuficiência cardíaca, assim como tumores;
  4. Raio-X: feito para avaliar caso de vasos dilatados no coração e também a saúde dos pulmões, se forem observados líquidos nas imagens, M.A.P.A: exame feito durante 24 horas para avaliar o funcionamento geral do coração e a pressão arterial ao longo do dia.

Prevenção que corre nas veias

Há também os exames de sangue, a partir dos quais, com uma pequena amostra, é possível detectar doenças e descobrir como anda o funcionamento do seu corpo inteiro. Os principais tipos de exame de sangue são:

  1. Hemograma: identifica doenças como anemia, leucemia, dengue, alergias ou outras infecções por vírus, parasitas e bactérias;
  2. Colesterol: serve para identificar os níveis de colesterol bom e ruim no sangue. É útil para descobrir como está a presença de gordura ruim no seu corpo;
  3. Glicemia: avalia o nível de açúcar no sangue, ou seja, aponta doenças como diabetes;
  4. PSA: detecta níveis de proteína apenas em homens, para, assim, apontar infecção ou câncer na próstata;
  5. Ácido úrico: detecta cálculo renal, gota, pressão alta e doenças cardiovasculares.

Por fim, acesse nosso último Informativo, o tema foi Diabetes: Tipologias e principais sintomas de identificação. Acesse nossas redes sociais e outros informativos para saber mais.

Facebook Laboratório Maurílio de Almeida

Instagram @labmauriliodealmeida