Bactérias e fungos por todos os lugares

Gray Metal Microscope

“Dinheiro na mão é vendaval”, já canta  Paulinho da Viola. Mas você sabia que também pode ser sinônimo de sujeira? O Informativo do Laboratório Maurílio de Almeida adverte: o dinheiro pode fazer mal à saúde.

Todo mundo diz que dinheiro é sujo. É verdade. Isso é real. Aliás, é real, é dólar, é euro. Toda nota guarda sua sujeira. E além das bactérias tem muito mais: fungo e mofo que podem prejudicar a saúde humana. Essa é nossa mensagem da semana.

Vamos entender melhor

Pois bem, assim como muitas coisas, o dinheiro pode ser considerado como um verdadeiro depósito de bactérias. Agora, de onde vêm essas bactérias? Elas vêm da mão do usuário, da mão daquela pessoa que está se alimentando, está mexendo com carne crua, com terra, que passa a mão no rosto e logo em seguida pega na carteira para pagar.

Gordura na cédula

Girls Near Man Holding Money

Essa mão da pessoa leva gordura. Essa gordura fica no dinheiro e as bactérias crescem sobre ela. Quanto mais manuseada as notas, mais bactérias surgem, se reproduzem e se espalham. Podem ser encontradas desde Stafilococus aereus, até bactérias fecais. Esses Stafilococus aereus estão presentes em nossa pele, na garganta sem causar grandes impactos, porém, se a pessoa em contato esteja debilitada, elas podem ocasionar infecções desde otite, conjuntivite, faringite, laringite, infecções com pus até, no caso de pessoas que manipulam alimentos, infecções alimentares.

Está confuso?

Dinheiro é o reconhecimento do nosso trabalho. Mas devido a exposição do dia a dia pode ser um agente de doenças, por isso é preciso tomar cuidado. Basta seguir orientações básicas de saúde: lave bem as mãos com água, com sabonete ou detergente.

Nos carros e ônibus, no mundo todo

Man Sitting on Passenger Seat

Um estudo analisou a quantidade de fungos e bactérias presentes no interior de carros e ônibus durante o verão e inverno. O resultado mostrou que, durante o verão, a concentração de bactérias foi maior nos ônibus, enquanto a concentração de fungos foi maior nos carros.

Considerando o clima em João Pessoa, as concentrações dentro dos veículos são similares? É, faz sentido.

Dessa forma, informamos que existe uma grande exposição a bactérias e fungos em carros e ônibus, e por isso o cuidado com a saúde deve ser redobrado. Fique atento.

 

Curiosidades

OS FUNGOS são encontrados no solo, na água, nos vegetais, em animais, no homem e em detritos em geral. O vento age como importante condutor, espalhando seus propágulos e fragmentos de hifa.

 

MOFOS PERIGOSOS – Alguns tipos de mofo são danosos à saúde humana, como é o caso do bolor de pão e de outros alimentos. Isto ocorre pois eles estragam e apodrecem os alimentos. Ao comer um alimento (pão, fruta, legume, etc) é sempre importante verificar se o mesmo não se encontra embolorado. Em caso afirmativo, o certo é não consumir o alimento.

MOFOS ÚTEIS – Existem também algumas espécies de mofo que são úteis aos seres humanos. Podemos citar como exemplo os mofos do gênero penicillium. Estes mofos servem para os cientistas como base para a produção de antibióticos (penicilina), usados para combater vários tipos de doenças. Algumas espécies de mofo são usadas na fabricação de determinados tipos de queijos. Mas ai são outros sabores…