Crianças e o Coronavírus

Um estudo publicado pelo periódico JAMA Pediatrics (revista médica mensal publicada pela American Medical Association) afirma que crianças menores de cinco anos possuem mais material genético de coronavírus em comparação a crianças com idades mais avançadas e adultos.

Dessa forma, quando crianças são infectadas, elas podem apresentar entre 10 a 100 vezes mais material genético de coronavírus do que crianças mais velhas e adultos. Dando sequência ao tema desde o início da pandemia, esse é o Informativo do Laboratório Maurílio de Almeida desta semana.

COVID-19 em crianças

Os efeitos da COVID-19 em crianças

A princípio ss testes foram feitos em 145 pacientes de Chicago entre os dias 23 de março e 27 de abril deste ano. Esses pacientes apresentavam níveis de gravidade médios a moderados da doença. Nesse sentido, foram divididos em três grupos: 46 crianças abaixo dos cinco anos, 51 crianças e adolescentes com idades entre cinco e 17 anos e, por fim, 48 adultos entre 18 e 65 anos.

O estudo liderado pelo Dr. Taylor Heald-Sargent, do Hospital Infantil Ann & Robert H. Lurie, observou “uma quantidade 10 a 100 vezes maior de SARS-CoV-2 no trato respiratório superior de crianças jovens”. Dessa forma, a análise concluiu que os hábitos comportamentais das crianças aumentam a preocupação com a disseminação do coronavírus à medida que as restrições de isolamento são reduzidas.

O novo coronavírus

A princípio, coronavírus é uma família de vírus que causa infecções respiratórias. Desde o início do ano, seu nome está sendo associado à pandemia de COVID-19 — doença causada por uma nova espécie de coronavírus que provoca um tipo de pneumonia e que ainda não havia sido identificada em humanos.

Contudo, o vírus pode ser contraído por meio das vias respiratórias, contato físico direto e contato com superfícies contaminadas. Por isso, saber como se proteger é um dever de todos e pode reduzir muito o risco de contrair ou transmitir a doença.

Dessa forma, a principal forma de prevenção contra o novo coronavírus é a higiene pessoal, o que inclui lavar as mãos frequentemente e evitar tocar os olhos, a boca e o nariz com as mãos sujas.

Mais obre JAMA Pediatrics

A revista foi criada em 1911 como American Journal of Diseases of Children. Em 1994 foi rebatizada para Archives of Pediatrics & Adolescent Medicine, antes de obter seu título atual em 2013.

O editor-chefe fundador da revista, em 1911, foi Abraham Jacobi. Os artigos daquele primeiro volume da revista eram, em sua maioria, estudos observacionais focados nas principais causas de doença e morte em crianças no início do século XX.

Por fim, ficamos por aqui, mas acesse nosso último Informativo, o tema foi Mulheres são mais cuidados contra a Covid-19 que os homens. Acesse nossas redes sociais e outros informativos para saber mais, estamos falando frequentemente sobre a pandemia do Coronavírus.

Facebook Laboratório Maurílio de Almeida

Instagram @labmauriliodealmeida